Se o seu sonho é conseguir um emprego internacional, precisa saber que existem dicas importantes que podem te ajudar a atingir esse objetivo!


Para conseguir um emprego no exterior – ou que tenha contato direto com pessoas em outros países – é fundamental saber pelo menos um segundo idioma.


Por esse motivo, é muito provável que você já esteja procurando por cursos de inglês, professor de francês particular entre outras opções relacionadas ao aprendizado de idiomas. 


No entanto, além de aprender uma língua estrangeira, existem muitos outros passos que você deve tomar para, de fato, conseguir um emprego internacional. 


Claro, tudo depende muito da vaga que você deseja, e os requisitos que ela exige. Porém, existem algumas dicas importantes que geralmente estão relacionadas a maioria das vagas internacionais. 


Continue a leitura e saiba quais são elas! 


Como conseguir um emprego internacional
Assim como você deseja conseguir um emprego internacional, existem muitas outras pessoas que também querem a mesma coisa que você. 


Ou seja, existe uma grande procura – e competição – por empregos internacionais. Portanto, quanto mais você conseguir se destacar no mercado, maiores serão suas chances de obter a vaga que deseja. 


Dito isso, aqui estão algumas dicas importantes para conseguir um emprego internacional. 


1. Aprenda um novo idioma
Sim, já falamos brevemente sobre aprender um novo idioma, mas essa dica merece um tópico mais detalhado. 


Para conseguir um emprego internacional você deve, pelo menos, compreender e falar em inglês – que é falado em diversos países. 


No entanto, além do inglês, dependendo do país que a empresa esteja localizada, é importante que você também domine outro idioma. Por exemplo, se você deseja morar na França, é interessante que aprenda a língua estrangeira francesa. 


Embora seja desafiante aprender um novo idioma, dedique-se para aprendê-lo. Sem dúvida, isso fará uma grande diferença no seu currículo. 


2. Comece sua busca de emprego cedo
Garantir um emprego pode levar seis meses ou mais. Vencer as probabilidades significa começar sua busca por emprego o mais rápido possível, para que você tenha tempo de estar na frente do empregador certo.


Por exemplo, se você é estudante de um curso superior, é importante que comece a procurar emprego cedo e montar um currículo requintado, devidamente formatado e escrito em português impecável ou no idioma do país de destino. 


Seu perfil no LinkedIn deve apresentar suas experiências profissionais de forma simples e clara, destacando suas principais habilidades. E a foto de perfil que acompanha de ser profissional. 


Portanto, comece agora mesmo a procurar o emprego internacional que deseja! 


3. Segmente cidades menos competitivas
As pessoas muitas vezes têm ambições não apenas para garantir um emprego em um determinado país, mas em uma determinada cidade. 


Cidades conhecidas como Nova York, Paris ou Londres, por exemplo, têm um mercado de trabalho altamente competitivo. Você estará "brigando" com as melhores pessoas daquele país, além de talentos internacionais.


Muitas cidades estão famintas por talentos internacionais. Nos EUA, por exemplo, cidades como Seattle e Austin têm mercados de trabalho em forte crescimento. Portanto, estão buscando ativamente talentos internacionais e são consideravelmente menos competitivas. 


É uma história semelhante no Reino Unido em cidades como Manchester e nos Emirados Árabes Unidos para cidades como Abu Dhabi.


4. Segmente pequenas e médias empresas
Muitas pessoas cometem o erro de pensar que quanto maior a empresa, maior a chance de obter um emprego. Isso não é necessariamente verdade. 


As empresas multinacionais são inundadas com candidaturas de candidatos a emprego internacionais, muitos dos quais têm um conjunto de habilidades semelhantes. 


Por outro lado, as empresas menores estão procurando um conjunto de talentos altamente exclusivo e muitas estão ansiosas para contratar estudantes internacionais multilíngues para apoiar a expansão no exterior.


Embora as empresas menores tenham que contratar apenas um estudante internacional por ano, pode ser você se tiver o conjunto de habilidades que eles procuram. 


Vale a pena pensar diferente, evitar as empresas “populares” e conectar-se com alternativas de pequeno ou médio porte.


Conclusão
Conseguir um emprego internacional definitivamente é um grande sonho para muitas pessoas. Porém, para se destacar no mercado de trabalho e ter a chance de conquistar as melhores oportunidades de emprego, é necessário ter muito foco em atingir o seu objetivo. 


Neste artigo, citamos algumas dicas importantes e que te ajudarão a conseguir um emprego internacional. No entanto, tenha em mente que não é somente você que deseja conseguir uma vaga fora do Brasil. 


Portanto, dedique-se e foque em atingir o seu objetivo!