A escolha do nome é uma das primeiras etapas quando do início de um empreendimento, mas a decisão não é tão simples. O nome/marca escolhida carregará a história e a credibilidade do negócio.

Para auxiliar nessa decisão tão importante, trouxe quatro dicas essenciais:

1.       Não escolha nomes meramente descritivos ou que trazem a explicação do que é o seu produto ou serviço. Um bom exemplo é o nome “Roupa elegante” para identificação de  uma loja de roupas, nome sem distintividade e que apenas descreve o produto que é comercializado na loja;

2.       Evite nomes genéricos. Continuando no exemplo voltado para loja de roupas, temos a palavra “Closet” que se refere ao cômodo da casa destinado às veste, sendo termo genérico e amplamente utilizado. A escolha de uma marca genérica aumenta as chances de indeferimento e impossibilita a fiscalização do uso, já que, não havendo originalidade, é usado por muitas pessoas, seja na marca ou no slogan;

3.       Crie uma palavra mágica: junte pedaços de palavras que você se identifique ou goste, formando uma nova palavra para identificar seu empreendimento. Isso garante originalidade e aumenta as chances de deferimento do registro, uma vez que, nesse caso, existir uma marca igual é uma possibilidade remota; e,

4.       Faça uma pesquisa de viabilidade antes de definir a sua marca, objetivando verificar a disponibilidade do nome pretendido, o que evita a perda futura da marca e o cometimento do crime de concorrência desleal.

 

Quer saber mais? Na próxima semana abordaremos o que fazer quando encontramos uma marca igual ou parecida em utilização nas redes sociais.

@biancamoreirar – www.projetomarcas.com