13/02/2012
Projeto de municipalização do trânsito em Patos de Minas deve ocorrer como em Uberlândia

A intenção foi colher subsídios para a municipalização do trânsito em Patos de Minas.


Vereadores membros da CUTTMA e os funcionários da Prefeitura participaram da reunião.

Uma comissão formada por vereadores da Comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente (CUTTMA) da Câmara Municipal de Patos de Minas e membros do setor de Trânsito e Transporte da Prefeitura de Patos de Minas foram na última semana conhecer o funcionamento do trânsito de Uberlândia. A intenção foi colher subsídios para a municipalização do trânsito em Patos de Minas.


De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas, os vereadores João Batista Donizetti da Cruz – Batista Miúdo, Amarildo Ferreira Silva e Isaías Martins de Oliveira estiveram na Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte de Uberlândia – MG, para conhecerem o funcionamento do Fundo Municipal de Trânsito e Transporte do referido Município.


Também participaram da visita a Diretora de Trânsito e Transporte da Prefeitura, Lucimar Rosa Souto, o Gerente de Educação de Trânsito, Kênio Ferreira Silveira, e o Secretário da Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARI), Messias Acir Silva. A comitiva foi recebida pelo Secretário Executivo da Secretaria de Trânsito e Transporte de Uberlândia, Marconi S. Santos.

O projeto de municipalização do Trânsito em Patos de Minas e a criação do Órgão Executivo de Trânsito e da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) já estão sendo estudados há algum tempo pelas autoridades patenses e podem ser criados nos próximos meses.

A ida até Uberlândia se deu porque lá o trânsito é municipalizado desde 2001 e ela já possui um fundo próprio para custear as despesas, servindo de modelo para o sistema que será implantado em Patos de Minas. Após a criação, o Fundo Municipal de Trânsito e Transporte é que vai garantir os recursos para o custeio e investimento no controle, operação, educação, fiscalização e planejamento de transporte e trânsito que passará das mãos do Estado para o Município.

Com a visita, os vereadores conheceram o sistema de Uberlândia e poderão analisar com mais propriedade o Projeto de Lei Municipal nº 3305/2011 que dispõe sobre o Fundo Municipal de Trânsito e Transporte em Patos de Minas e está em tramitação na Câmara, aguardando a aprovação dos vereadores.

Em Patos de Minas, as receitas que vão para o fundo devem acontecer como em Uberlândia. Lá, elas advêm de multas de trânsito, taxas, estacionamento rotativo, licenciamentos, entre outras, e são aplicadas em despesas de campanhas educativas, sinalização, aquisição de materiais e equipamentos, estudos e planejamentos e demais atividades que visem à melhoria do trânsito. Vale lembrar que as receitas provenientes do fundo são de uso específico para o sistema de trânsito e transporte e não podem ser utilizadas, portanto, para outro fim.

O Secretário de Trânsito de Uberlândia citou ainda a parceria feita entre a Secretaria de Trânsito e a Polícia Militar de Uberlândia, na qual a Prefeitura cedeu as viaturas e a PM disponibilizou mais de 100 policiais para trabalhar diretamente pelo trânsito. Além disso, cerca de 120 Agentes de Trânsito atuam para garantir maior segurança e fiscalização aos pedestres e aos motoristas.

Com a reunião, os Vereadores membros da CUTTMA e os funcionários da Prefeitura colheram subsídios necessários para o aperfeiçoamento do Projeto referente à criação do Fundo Municipal de Trânsito e Transporte de Patos de Minas, o qual tem muito a contribuir para a implantação de uma política capaz de atender às demandas de segurança, fluidez e educação no trânsito.

Autor: Farley Júnio

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas
 

Receba nossas notícias em seu e-mail

Comentários

MARCO AURELIO - 14/02/2012 - 12:48

FORAM LOGO À UBERLÂNDIA! NÃO PRECISAVAM IR TÃO LONGE! PATROCINIO-MG AQUI DO LADO SERVE DE MODELO PARA NOSSO TRANSITO HORROROSO! EM PATROCÍNIO OS SINAIS VERMELHOS TEM O TEMPO "MÁXIMO" DE 20 SEGUNDOS E O VERDE 15 SEGUNDOS. AQUI EM PATOS O TEMPO "MÉDIO" DO SINAL VERMELHO É DE, ACREDITEM, "01 MINUTO E 20 SEGUNDOS"! POR ISSO QUE TODO DIA TEMOS TRANSITO "PARADO" NAS RUAS DE PATOS, UM ABSURDOOO! SOU DEFENSOR DA DIMINUIÇÃO DO TEMPO DOS SEMAFAROS, ISSO CERTAMENTE DIMINUIRIA O TEMPO QUE FICAMOS LITERALMENTE PARADOS. E PLACAS DE NUNCA FECHE O CRUZAMENTO, TEMOS? MAS SEQUER "TENTAM" MUDAR! MUDAR? SERÁ? HÃ

Chico - 14/02/2012 - 12:37

Não deram conta nem de gerir a rodoviária, quanto mais algo tão complexo de ser monitorado. Em Uberlândia as coisas funcional porque tem planejamento feito junto com órgãos competentes, e existe um plano diretor para cidade e que está sendo promovido. Aqui não conseguem nem fazer um carnaval. Prefeitura é para atender ao povo, se querem trabalhar montem seus projetos individuais, senhores vereadores.

OPA-Í-Ó - 13/02/2012 - 17:44

Gentem, tudo que começa bem e com seriedade, tende a terminar bem e com total aceitação popular. Se começar com quebra galhos, marucutaias e procedimentos afins, a tendência é o descrédito no serviço prestado. Para isto tem que haver muita fiscalização e isenção por parte dos agentes. Mas, com toda a certeza, o trânsito vai melhorar e o Poder Público vai encher as burras de dinheiro. Também pudera! Com tanto motorista picareta que existe nesta cidade... que após conseguirem a CNH, no outro dia já esqueceram todas as regras e direção defensiva. Parabéns prefeitura! Chega a taca!

Rodolpho Gomes - 15/02/2012 - 14:42

Não adianta mudança no papel, pois nele tudo é possível. O trânsito não é só questão de lei para transferir a administração para o Executivo Municipal; criar fundo para arrecadar recursos, etc. Para tudo isso é necessário recursos humanos, desde os pedestres e motoristas até os gestores. O primeiro passo é educação de trânsito para todos. Se formos pensar em Municipalizar só para arrecadar, já começou errado e quem vai pagar a conta mais uma vez é o usuário.

Roni - 13/02/2012 - 17:35

Se viu as caras dos nossos Vereadores eles acham que conseguiram uma grande coisaaaaa, conseguiram na verdade fazer mais cabide de emprego, vamos incetivar a ... acabar com estes cargos de ACESSORES , cada vereador tem 2 para no final do mês eles receberem seus 2 mil reais, basta 1 vamos lá população é o nosso dinheiro!!!

lagoense feliz - 13/02/2012 - 15:49

Na minha modesta opinião, se esta municipalização ocorrer, vai ser um tal de quebra galhos. Você sabe quem é o meu pai? kkkkkkkkk jsf

patense - 13/02/2012 - 15:46

PODE SABER QUE E P ... MAIS DA GENTE.. APLICAR MULTAS.. COLOCAR PARDAIS. ETC ETC... VAO TIRAR DINHEIRO P INICIATIVA PRIVADA.. ... MAIS DOS PROPRIETARIOS DE VEICULOS. ISSO PODE TER CERTEZA E UM ABSURRRRRRRRRRDO.

jack - 13/02/2012 - 22:27

só se multa quem comete infraçao. lombada eletronica tem um visor enorme que fica piscando mostrando a velocidade maxima permitida no local. a coisa chega a ser ridicula de tao escancarada que é e ainda tem gente que consegue passar na lombada eletronica acima da velocidade! aí tem que levar multa mesmo! se o cara nao conseguiu ver a sinalizaçao que tem antes da lombada e nem mesmo a lombada, nao poderia nem estar dirigindo! sou motorista a 11 anos e nunca levei uma multa! e olha que morei na cidade de Uberlandia por muitos anos e convivi com os pardais e lombadas eletronicas muito comuns lá!

Multado - 13/02/2012 - 15:06

VENHA A UBERLÂNDIA E SEJA MULTADO! QUEREM ISSO PRA PATOS TAMBÉM?

  • 1
  • 2
Comente






+ Termos

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

Enquete

Em sua opinião qual desses nomes é o melhor para a prefeitura de Rio Paranaíba?

Patos Hoje - Copyright © 2009 Todos os direitos reservados.
-