As chuvas que caíram nos últimos dias na região foram suficientes para recuperar o volume de água.

A situação preocupante do Rio Paranaíba mostrada aqui no Patos Hoje há apenas alguns dias parece ser coisa do passado. As chuvas que caíram nos últimos dias na região foram suficientes para recuperar o volume de água e para apagar a má impressão deixada na época. A poluição, no entanto, continua sendo motivo de preocupação.

A reportagem exibida pelo Patos Hoje há pouco mais de dois meses causou preocupação nos leitores. As imagens feitas no trecho nos fundos do bairro Copacabana mostravam o Rio Paranaíba com uma quantidade mínima de água. O assoreamento formava ilhas ao longo do leito e a sujeira impressionava.

Os meses de setembro e outubro foram os mais críticos. A Copasa teve que fazer intervenção na área de captação para garantir o abastecimento de água da população. A estiagem chegou ao ponto de cancelar a canoagem em louvor a Nossa Senhora Aparecida. A procissão de barcos era realizada todos os anos. A seca também fez piorar a qualidade da água e prejudicou os peixes. Muitos morreram por falta de oxigênio.

Hoje a realidade é outra. A chuva que caiu nos últimos dias foi suficiente para abastecer e reativar os córregos que abastecem o Rio Paranaíba, que passou a correr com abundância. Áreas que apareciam secas já estão tomadas pela água. Aos poucos, o velho Paranaíba vai voltando à realidade.

A poluição é que continua preocupando. O Córrego de esgoto que deságua nos fundos do bairro Copacabana tem a mesma coloração preta e mau cheirosa.

Autor: Maurício Rocha