Milhares de pessoas aguardaram a distribuição do bolo de aniversário.

Os atiradores do Tiro de Guerra 04013 abriram o desfile. A corporação do Exército Brasileiro levou uma equipe de porta-bandeiras, fanfarra e pelotões de fuzileiros. A sequência do desfile trouxe a Polícia Rodoviária Federal, os agentes do sistema de segurança, Samu e Corpo de Bombeiros, que este comemora 39 anos de presença em Patos de Minas com a eleição à Companhia Independente. A Polícia Militar foi representada pelos projetos sociais que desenvolve, como o Pontapé Inicial e Proerd.

O desfile de comemoração do aniversário de 124 anos de Patos de Minas também teve a participação das escolas, que abordaram dois temas. As Escolas Municipais Madalena Maria de Melo, José Paulo de Amorim, Abdias Caldeira Brant, João Gualberto de Amorim e Aristides Memória contaram a história da formação da cidade.

O segundo bloco do desfile foi dedicado às Olímpiadas Rio 2016, que pela primeira vez acontecem no Brasil. As Escolas Estaduais Professor Paulo Borges, Cônego Getúlio, Marcolino de Barros, Antônio Dias Maciel, Abner Afonso, Escola Agrotécnica e Escola Norma Borges Beluco levaram para a avenida Getúlio Vargas curiosidades sobre os Jogos Olímpicas.

O desfile ainda teve a participação de grupos de motociclistas, Apae, Grupo de Escoteiros e de judocas. A Associação dos Deficientes Visuais e a Associação Paralímpica de Patos de Minas também estavam presentes. O público ainda se divertiu com grupos de capoeira, malabaristas e patinadores. A tradição dos grupos de congado e Moçambique também estavam presentes.

Após o desfile do Clube do Fusca, vieram os representantes da beleza de Patos de Minas. Bárbara, Camila e Mariana vieram no primeiro carro alegórico. No segundo carro alegórico estavam as princesas e rainha do milho de 2015. Cavaleiros e Amazonas encerraram o desfile que começou pontualmente às 9h e terminou depois do meio dia.

Autor: Maurício Rocha