O conjunto de prédios da Fazenda Experimental da Epamig no Sertãozinho tem aspecto de abandono.

A situação é abandono. A Fazenda Experimental da Epamig na localidade de Sertãozinho em Patos de Minas está com suas unidades caindo aos pedaços. Alguns prédios já começaram a desabar. Outros são tomados pelo mato e pela sujeira. O conjunto de prédios da Empresa de Pesquisa do Estado de Minas é tombada pelo Patrimônio Histórico e a situação preocupa.

A Fazenda Experimental da Epamig foi instalada em Patos de Minas em 1937 e passou a abrigar inúmeras pesquisas de melhoramento de sementes. A unidade é referência em pesquisas de trigo e soja, além de estudos na região do Alto Paranaíba de feijão, arroz e algodão, realizados em conjunto com a Embrapa, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Lavras (Ufla) e Cooperativa Agropecuária do Alto Paranaíba (Coopadap). A Fazenda também abriga uma estação metereológica e outra de sismologia.

Os avanços proporcionados à agricultura, no entanto, não tem chamado a atenção dos governos para a necessidade de melhorias na estrutura da sede da Empresa. A última reforma realizada no local foi na década de 80. De lá para cá, a realização de investimentos em obras de melhorias ficaram somente na promessa.

O conjunto de prédios da Fazenda Experimental da Epamig no Sertãozinho tem aspecto de abandono. A sujeira toma conta dos imóveis e a ação do tempo é uma ameaça real. De alguns prédios restaram apenas ruínas. Em outros, o telhado já começa a desabar. Muitos prédios permanecem fechados e onde há atividades, a necessidade de reforma é urgente.

Muitas promessas de liberação de verbas para restauração do conjunto de prédios da Fazenda Experimental da Epamig foram feitas, mas nenhuma chegou a ser concretizada. Há alguns meses, um representante do Estado esteve em Patos de Minas em busca de parcerias com o município para resolver o problema, mas as conversas pararam por causa da eleição.

O historiador Geenes Alves demonstra preocupação com a situação de abandono do conjunto de prédios da Fazenda Experimental da Epamig na localidade de Sertãozinho. Ele destacou a importância dos imóveis para o Patrimônio Histórico de Patos de Minas e disse que existem recursos disponíveis para a realização desse tipo de obra, ressaltando que depende mais de vontade política para resolver a questão.

Autor: Maurício Rocha