Várias barracas já foram montadas no local.

Famílias de sem terra que estavam assentadas na Fazenda Epamig, região de Sertãozinho, e também em outro assentamento no município de Patrocínio invadiram uma fazenda de mais de 500 hectares na localidade de Serra dos Queiroz, logo após o Aterro Sanitário, em Patos de Minas. Eles alegam que a propriedade está totalmente improdutiva.

A Polícia Militar foi acionada por um dos herdeiros da terra que falou sobre a propriedade. Segundo a ocorrência, a Fazenda Córrego Rico possui 529 hectares e está em processo de partilha. O antigo proprietário deixou dez herdeiros. O herdeiro disse que a fazenda conta com um caseiro que cuida de cerca de 70 cabeças de gado bovino e aproximadamente 20 equinos.

A Polícia Militar foi até o local e constatou que os trabalhadores sem terra realmente estavam ocupando a propriedade. Uma bandeira do Movimento Sem Terra foi estendida à frente da fazenda a poucos metros da estrada. Várias barracas podem ser vistas na sede da fazenda que já recebeu 42 famílias, podendo chegar a até 86.

Os policiais conversaram com o responsável pelo assentamento que se prontificou a não danificar a propriedade. Ele explicou que as famílias ficam no local em sistema de revezamento. Os sem terra afirmaram que a propriedade está improdutiva, contrariando o que manda a Constituição Federal.

Os trabalhadores disseram que a ocupação é a melhor maneira pra tornar a propriedade produtiva. Com o assentamento, o INCRA poderá comprar a terra para o MST que fará bom uso da propriedade, resolvendo a questão judicial. Eles destacaram que todos serão beneficiados, inclusive o município que vai ter mais produtos da roça com qualidade.

Autor: Farley Rocha