Uma a uma elas foram ouvidas pela autoridade policial.

Dez detentas do Presídio Sebastião Satiro foram levadas para a delegacia nessa quarta-feira (19) em Patos de Minas. Elas partiram para cima da Senhora Eva Maria Tomaz Pacau, de 59 anos, que havia confessado a morte da mãe de 85 anos. Uma a uma, elas foram ouvidas pela autoridade policial. Uma jovem de 18 anos foi autuada por roubo.

Foi questão de instantes. Assim que Eva foi colocada na cela, dez das 16 detentas partiram para cima dela com tapas e chutes. Eva foi retirada imediatamente pelas agentes, mas já com alguns ferimentos. Ela apresentava vermelhidões pelo corpo e um ferimento na região do nariz. A aliança dela também foi tomada pelas detentas.

Uma ocorrência policial foi registrada e as detentas, reconhecidas pela vítima como participantes na agressão, foram levadas para a delegacia. Eva também foi ouvida pela autoridade policial. O delegado, Éverton Evangelista, foi o responsável por ouvir as agressoras que conseguiram combinar o que iriam dizer.

Segundo o delegado, todas falaram praticamente a mesma coisa. Elas relataram que as agressões aconteceram porque não admitem um crime tão chocante como o que teria sido praticado por Eva. As detentas chegaram a falar para os agentes penitenciários que não aceitam a senhora junto com elas na cela.

Além das agressões, foi verificado também que houve um roubo durante a contenda. Mikaella Vitor da Silva, 18 anos, foi a interna encontrada com a aliança da vítima, sendo então autuada por roubo. “Todas disseram que o objeto foi adquirido através de uma negociação com a faxina da cela, mas a vítima falou em roubo e Mikaella estava com a aliança,” informou.

As outras nove recuperandas vão responder por lesão corporal leve. Após as autuações, elas retornaram para o Presídio Sebastião Satiro onde devem aguardar a decisão judicial. Os crimes devem impedir a conquista de benefícios. A senhora teve que ser colocada em cela separada para não ser novamente agredida pelas detentas.

Autor: Farley Rocha