A educação foi ressaltada durante o desfile.

O desfile cívico, estudantil e militar trouxe novidades na comemoração do 123º aniversário de Patos de Minas. Foi a primeira vez que a cidade comemorou o “Dia do Milho”, instituído pela presidente Dilma Roussef, com distribuição de produtos do milho. O desfile também apresentou as riquezas da cultura local.

Como ocorre tradicionalmente, os atiradores do Tiro de Guerra 04013 abriram o desfile. Em seguida veio a Banda de Música da Polícia Militar que também tinha motivo para comemorar. A corporação está completando 40 anos em 2015. O Corpo de Bombeiros também levou seus homens e seus projetos sociais para a avenida para comemorar. A  Companhia de Patos de Minas completa 38 anos neste 24 de maio.

O Desfile também trouxe muitas novidades. Os agentes penitenciários desfilaram pela primeira vez, assim como os evangélicos. Mas foram os estudantes que proporcionaram as maiores surpresas. A defesa dos recursos hídricos e do meio ambiente foi o tema adotado pela maioria. Os alunos da Escola Estadual Paulina de Melo Porto criaram uma fanfarra com latas e tambores.

O potencial hídrico de Patos de Minas, os fatores de degradação do meio ambiente, a importância da água para a vida das pessoas e os riscos do desperdício foram levantados em inúmeras apresentações preparadas pelas escolas. Teve até distribuição de mudas de árvores em plena avenida.

O desfile em comemoração ao aniversário de 123 anos de Patos de Minas também teve um bloco cultural com a presença da Trupe Retalhos e Remendos, dos grupos de Congado e Moçambique e do Programa Municipal de Combate à Dengue fazendo um trabalho de conscientização.

E para comemorar o Dia Nacional do Milho, a prefeitura e Sindicato Rural distribuíram produtos de milho para as milhares de pessoas que lotaram a praça da avenida Getúlio Vargas. Cerca de 50 mil espigas de milho verde foram reservadas para serem cozidas e distribuídas para a população. Alunos de nutrição do Unipam participaram do projeto e também ajudaram na distribuição de picolés de milho e de suco de milho.

O desfile que começou às 9h da manhã só terminou depois do meio dia com a apresentação dos representantes da beleza do povo de Patos de Minas. Rainha e princesas do milho de 2014 desfilaram em carros de bois, assim como as candidatas de 2015. Cavaleiros e amazonas encerraram o desfile de comemoração do aniversário de 123 anos de Patos de Minas, mantendo uma das mais antigas tradições da região.

Autor: Maurício Rocha