Os veículos que passam pelo local acabam danificados pelos buracos nas estradas.

Os moradores da região de Bom Sucesso, Santa Maria, Cabeceira do Chumbo, Lajeado e das inúmeras fazendas estão revoltados com o descaso do poder público com a estrada de acesso à localidade. Alguns trechos estão praticamente intransitáveis e se nada for feito, a estrada poderá ser interditada. Estudantes, trabalhadores, produtores rurais e moradores de uma das estradas rurais mais movimentadas do município de Patos de Minas, reivindicam há tempos que atual administração tome providências quanto o estado degradante que a mesma se encontra.

A situação dos estudantes que não tem outra opção de trajeto se torna cada dia mais preocupante. As crianças e adolescentes estão saindo de madrugada das suas casas para que consigam chegar até as escolas no horário correto e voltando praticamente no final do dia. Um esgotamento físico muito grande, que está acarretando problemas de saúde e baixo rendimento escolar, o que deixa os pais revoltados.

Os trabalhadores que dependem dessa via para chegarem ao seu local de trabalho, relatam que não estão mais conseguindo manter seus veículos. Os meios de transportes não saem das oficinas, sem contar o aumento do consumo de combustível, que duplicou nas últimas semanas, pois não há como desenvolver a velocidade dos veículos em uma estrada totalmente sem condições de tráfego. Os moradores ressaltam ainda a questão da segurança.  Os riscos de acidentes são maiores a cada dia.

Moradores das comunidades estão preocupados com suas famílias, pois em caso de alguma pessoa passar mal, o socorro está totalmente dificultado. A região abriga muitos idosos e crianças e com a estrada em estado de conservação tão ruim, dificilmente um paciente grave conseguirá chegar em tempo hábil ao hospital. Na atual situação, os moradores chegam a gastar 3 horas para chegar até a cidade de Patos de Minas.

Os habitantes da região lembram ainda que a estrada é usada para o escoamento da produção de pequenos e grandes produtores de Leite, queijo, gado de corte, café, soja, milho, entre outros. Todos precisam de condições para manterem o ramo de trabalho, os quais empregam inúmeras pessoas dessa região. Eles pedem que os políticos tomem as providências necessárias o mais breve possível. Os moradores reivindicam o direito de ir e vir, o direito de ter condições para trabalhar, estudar, produzir e seguir a vida normalmente.

A situação lamentável da estrada tem gerado repercussão nas redes sociais. “É inacreditável as dificuldades que estamos passando, um percurso que poderíamos fazer em 1 hora, estamos fazendo em quase 3 horas. Saímos de casa 5:30 da manhã e estamos chegando em casa praticamente as 15:00h. O motivo, uma estrada catastrófica, esquecida. Gestores do nosso município, os jovens estudantes, usuários do transporte escolar dessa região, pedem que os apelos sejam ouvidos. Não  podemos perder as esperanças que possa existir um futuro melhor para nós”, desabafa uma estudante moradora da comunidade.

“Vamos lá gente, precisamos ser ouvidos. Uso essa estrada para trabalhar e estudar , e não iremos conseguir manter os nossos carros. Nunca havia visto até hoje essa situação vergonhosa. Usuários dessa estrada, vamos fazer nossa voz chegar até nossos representantes”, conclama outro morador.

“É um absurdo!! O povo pede e reclama e nada é feito! Porque tanto descaso? Porque não respeitam a constituição?  E o direito de ir e vir de cada cidadão? Onde fica? Teremos que fazer o que mais para que os nossos políticos façam o papel  que foram designados? Deus nos ajude!”, implora um comerciante do lugar.

Autor: Maurício Rocha