A expectativa da Justiça Eleitoral é de uma votação tranquila.

Os eleitores brasileiros voltam às urnas neste domingo (26) para o segundo turno das eleições gerais. Em Patos de Minas, assim como em todo o Estado, os eleitores vão escolher apenas o presidente da república, já que a eleição para governador foi decidida no primeiro turno com vitória de Fernando Pimentel (PT) e Antônio Andrade (PMDB). Cerca de 2 mil pessoas vão trabalhar no segundo turno e a expectativa da Justiça Eleitoral é de uma votação tranquila.

Em Patos de Minas, 105.173 eleitores estão aptos a votar nesse segundo turno das eleições. Isso porque, mesmo as pessoas que não votaram no primeiro turno, poderão comparecer às urnas. As seções de votação serão abertas às 8h da manhã e receberão os eleitores até as 17h. A partir deste horário, somente as pessoas que estiverem na fila poderão votar.

As pessoas que trabalharam no primeiro turno da eleição, segundo o juiz eleitoral, José Humberto da Silveira, estão automaticamente convocadas para o segundo turno. São cerca de 2 mil pessoas, entre mesários, técnicos da Justiça Eleitoral e profissionais da segurança atuando para garantir a segurança da eleição.

A Justiça Eleitoral voltou a chamar a atenção para a proibição da chamada “Boca de Urna”. “O eleitor poderá se dirigir a seção de votação usando um boton ou uma bandeira do partido, mas a manifestação deve ser individual e de forma silenciosa”, lembrou o juiz eleitoral José Humberto. A propaganda eleitoral no dia da eleição é proibida.

Lei Seca

O juiz eleitoral também reforçou que a Lei Seca estará em vigor no dia da eleição. De 6h da manhã às 18h a venda e distribuição de bebida alcoólica serão proibidas em todo o território mineiro. A fiscalização será feita pelos órgãos de segurança e quem for pego descumprindo a portaria poderá ser preso em flagrante.

Autor: Maurício Rocha