O avião ATR 72 é a maior aeronave de passageiros a pousar em Patos de Minas.

Um avião ATR 72 da Azul Linhas Aéreas pousou no início da tarde desta quarta-feira (22) no Aeroporto Municipal de Patos de Minas. É a maior aeronave de passageiros a pousar em solo patense, abrindo caminho para ampliar e modernizar o transporte aéreo na cidade. Os passageiros de toda a região agradecem.

Os aviões ATR 72 têm capacidade para até 72 pessoas, incluindo os tripulantes. As aeronaves vão substituir as antigas aeronaves usadas pela Azul Linhas Aéreas, a única empresa a operar no Aeroporto de Patos de Minas. A mudança também está obrigando a Prefeitura a fazer melhorias no Aeroporto Municipal.

O local não é homologado para receber esse tipo de aeronave. Esse foi o motivo alegado pela empresa para interromper os voos entre Patos de Minas e Belo Horizonte. Atualmente, a Azul faz apenas a linha Patos de Minas – Campinas e apenas três vezes por semana. A mudança fez com o Ministério Público Federal reunisse as lideranças da região em busca de melhorias no transporte aéreo.

Com as reformas realizadas no Aeroporto Municipal e a instalação do Projeto de Combate a Incêndio e Pânico, a homologação do aeroporto para receber aeronaves maiores, depende apenas da instalação de um aparelho de Raio X. Até o aparelho de detector de metais já está instalado no local.

Na reunião no Ministério Público, o prefeito Pedro Lucas pediu prazo de 60 dias para adquirir o aparelho de Raio X. Os representantes da Azul prometeram reavaliar a possibilidade de retomar a linha aérea entre Patos de Minas e Belo Horizonte, mantendo a linha entre Patos e Campinas já existente.

Quem já utiliza o transporte aéreo em Patos de Minas não perde o otimismo. A Elza Maria de Oliveira Assis faz tratamento de coração em São Paulo. Quando ia de ônibus, a paciente diz que gastava 12 horas de viagem e chegava ao hospital toda inchada. Com o voo para Campinas, a viagem dura apenas uma hora e custo não é muito maior. O engenheiro Geraldo Antônio também faz a viagem com frequência e segundo ele, no último embarque, pagou R$ 300,00 de ida e volta. O segredo, segundo o engenheiro, é comprar a passagem com antecedência. A passagem de ônibus para Campinas custa em torno de R$ 150,00.

Autor: Maurício Rocha